terça-feira, 3 de maio de 2011

Skank - "Cosmotron"

O Skank surgiu em 1991 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde lá, a banda já somou vários sucessos como “Garota Nacional” e a versão para a música de Roberto Carlos “É Proibido Fumar”. Porém, somente em 2003, com “Cosmotron”, eles demonstraram maturidade musical. Na época de lançamento do CD, receberam várias críticas positivas e canções como “Dois Rios” e “Vou Deixar” marcaram presença nas paradas de sucessos.

Até hoje, “Vou Deixar” é uma das músicas mais tocadas em festas de formatura. Com sua frase “Vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser”, a faixa se tornou símbolo de liberdade após tantos anos de noites ocupadas com estudos. Mas, “Cosmotron” apresenta mais do que duas músicas boas.

“As Noites” traz um ar de calmaria muito bem trabalhada. A canção apresenta uma espécie de nostalgia através de sua melodia. “Pegadas na Lua” é um rockzinho ao violão com um interessante crescente comedido. Em “Por Um Triz”, o Skank adentra mais ao rock, mesmo assim, com a marca musical da banda.

A grande canção de amor do disco é “Formato Mínimo”, que conta a história de um romance moderno com direito a todas as nuances características. Um rock um pouco mais pesado e dançante está presente em “Os Ofendidos”, que, ainda, contém um ritmo mais próximo da música eletrônica. Característica que fica mais clara na última faixa, “Sambatron”.

Neste disco de 2003, eles foram bastante comparados ao brit pop, Beatles e psicodelia, características bem claras em várias faixas. Por isso tudo, “Cosmotron” é um dos álbuns mais rock do Skank e tido por muitos como o melhor deles.


Integrantes:

Samuel Rosa – guitarra e voz
Lelo Zaneti – baixo
Henrique Portugal – teclados
Haroldo Ferretti – bateria


Faixas do disco:

1. Supernova
2. As Noites
3. Pegadas Na Lua
4. Amores Imperfeitos
5. Por Um Triz
6. Dois Rios
7. Nômade
8. Vou Deixar
9. Formato Mínimo
10. Resta Um Pouco Mais
11. Os Ofendidos
12. É Tarde
13. Um Segundo
14. Sambatron

Postado originalmente em O Caminhante Noturno no dia 29 de novembro de 2007
http://ocaminhantenoturno.blogspot.com/2007/11/skank-cosmotron.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário