segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Acústico MTV Bandas Gaúchas"


Em 2005, a Music Television (MTV) brasileira tentou inserir algumas bandas gaúchas no rock nacional. Dos quatro escolhidos para esse especial, Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen e Wander Wildner, o único que realmente vingou foi o som mais antigo da Cachorro Grande. Foi interessante a participação de ícones como Roger, Falcão e Paulo Miklos.

Bidê ou Balde teve um brilhareco com "Melissa", que nesse especial conta com a participação especial de Roger Moreira, do Ultraje A Rigor. Aliás, a banda que abre o especial tem destaque por apresentar as melhores composições "Microondas", "Bromélias", "Mesmo Que Mude", além da já citada.

Na seqüência do show, entram os "loucos" da Cachorro Grande. Com seu estilo mais largado, eles apresentam a gritaria de "Hey Amigo", a calmaria de "Que Loucura", a de letra interessante "Dia Perfeito", com participação especial de Paulo Miklos, do Titãs, "Sexperienced" e "O Dia de Amanhã".

O grupo mais deslocado desse especial é o Ultramen, que, como outros já fizeram, detonou com o formato ao trazer um DJ, cometendo o mesmo erro de Charlie Brown Jr. e O Rappa em seus respectivos "acústicos". A banda dos ultramanos fez sucesso comercial com "Máquina do Tempo", presente aqui, e só.

No especial, eles tocam ainda o puxado para o rap "Ultramanos", "Santo Forte", "Preserve" e "Dívida", em interessante participação especial de Falcão, do O Rappa.

Para fechar, o canal de TV escolheu uma das maiores estrelas do rock gaúcho entre os quase famosos, e ser quase famoso aqui não tem nada de perjorativo. É simplesmente o que é. Wander Wildner traz o seu punk brega em versão light para demonstrar grandes e ultrajantes canções como "Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro", "Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo" e "Mantra das Possibilidades".

Entre as faixas mais lights está "Bebendo Vinho", que chegou a ganhar uma versão do Ira! anos atrás, e "No Ritmo da Vida", que encerra o disco e Wander Wildner dedica ao produtor Tom Capone, que morreu em Los Angeles num acidente de moto quando receberia um Grammy em 2004.

Dados da coletânea

Bandas: Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen e Wander Wildner
Nome: Acústico MTV Bandas Gaúchas
Ano: 2005

Músicas
1. Microondas - Bidê ou Balde
2. Melissa - Bidê ou Balde com Roger do Ultraje A Rigor
3. Bromélias - Bidê ou Balde
4. Mesmo que Mude - Bidê ou Balde
5. Hey Amigo - Cachorro Grande
6. Que Loucura! - Cachorro Grande
7. Dia Perfeito - Cachorro Grande com Paulo Miklos do Titãs
8. Sexperienced - Cachorro Grande
9. O Dia de Amanhã - Cachorro Grande
10. Ultramanos - Ultramen
11. Dívida - Ultramen com Falcão do O Rappa
12. Máquina do Tempo - Ultramen
13. Santo Forte - Ultramen
14. Preserve - Ultramen
15. Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro - Wander Wildner
16. Bebendo Vinho - Wander Wildner
17. Eu Tenho uma Camiseta Escrita Eu Te Amo - Wander Wildner
18. Mantra de Possibilidades - Wander Wildner
19. No Ritmo de Vida - Wander Wildner

Nenhum comentário:

Postar um comentário