sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Creedence Clearwater Revival - "Best Of"


Não sei até onde é relevante mais uma coletânea do Creedence Clearwater Revival. A qualidade do som da banda estadounidense é inegável, porém os discos "Chronicle Vol. 1", de 1976, (veja em http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:29) e "Chronicle Vol. 2", de 1986, (veja em http://ocaminhantenoturno.blogspot.com/2008/03/creedence-clearwater-revival-chronicle.html) já suprem bem a necessidade de se juntar os maiores sucessos do grupo em um lançamento.

Esse "Best Of", lançado em 2008, é duplo, portanto dois CDs. Da mesma forma que se fosse comprar os "Chronicles". No caso da nova coletânea, o primeiro disco traz 24 faixas, o que inclui as gravações originais de excelentes canções como "Travelin' Band", "Have You Ever Seen The Rain", "Fortunate Son", "Who'll Stop The Rain" e muitas outras.

O diferencial nesse caso é a versão bem mais curta de "I Heard It Through The Grapevine". Enquanto que originalmente a versão rockeira do sucesso de Marvin Gaye tinha 11 minutos, em "Best Of" ela tem apenas pouco mais de 3. Fora isso, o primeiro disco do lançamento duplo não tem nenhuma novidade em relação às coletâneas mais antigas.

Já o segundo disco apresenta 14 faixas gravadas ao vivo em 1970. A grande maioria delas se repete, com exceção de "Tombstone Shadow", "Don't Look Now", "Commotion", "Night Time Is The Right Time" e "Keep On Chooglin'". Até algumas dessas não estão nas coletâneas anteriores.

Para quem entende inglês, o texto de Phil Alexander, editor-chefe da revista Mojo, de Londres, na Inglaterra, resume bem a história do Creedence Clearwater Revival. Formada por John Fogerty, vocal e guitarra; Tom Fogerty, guitarra; Stu Cook, baixo; e Doug Clifford, bateria, a banda durou pouco mais de 12 anos no total, incluindo a fase desconhecida.

Entre 1968 e 1972, sua fase áurea e de sucesso, eles lançaram todos os seus sete discos de estúdio. Criando clássicos e versões de músicas conhecidas mais antigas a cada seis meses. É interessante notar que a banda fazia um redescobrimento das canções, como o próprio nome dela já diz: "Revival".

Essa era a intenção mesmo. Trouxeram o rock de volta ao seu estilo pós-Elvis. Com suas influências, criaram a maior expressão do country-rock já existente. É importante notar que vários de seus sucessos já eram consagrados, como "I Put A Spell On You", de Jay Hawkins; "Midnight Special", de Ledbelly; e "Hello Mary Lou", de Ricky Nelson.

É inegável a importância do Creedence Clearwater Revival para a história do rock. Além da qualidade das canções, eles trouxeram um novo respiro para o rock and roll. Para quem não conhece nada do grupo, vale a pena comprar ou os dois "Chronicles" ou esse "Best Of". Para quem já tem todas as músicas, só vale a pena se quer ter mais um para a coleção. Caso contrário, não precisa gastar dinheiro.


Dados da coletânea

Banda: Creedence Clearwater Revival
Nome: Best Of
Ano: 2008

CD 1 - Creedence Clearwater Revival - Best Of
1. Bad Moon Rising
2. Born On The Bayou
3. Proud Mary
4. Travelin' Band
5. Have You Ever Seen The Rain
6. Green River
7. Down On The Corner
8. Lodi
9. Fortunate Son
10. Lookin' Out My Back Door
11. Run Through The Jungle
12. I Put A Spell On You
13. Susie Q
14. Sweet Hitch-Hiker
15. It Came Out Of The Sky
16. Who'll Stop The Rain
17. I Heard It Through
18. Hey Tonight
19. Cotton Fields
20. Long As I Can See The Light
21. Molina
22. Hello Mary Lou
23. The Midnight Special
24. Up Around The Bend

CD 2 - Creedence Clearwater Revival - Best Of (Ao Vivo)
1. Born On The Bayou
2. Green River
3. Tombstone Shadow
4. Don't Look Now
5. Travelin' Band
6. Who'll Stop The Rain
7. Bad Moon Rising
8. Proud Mary
9. Fortunate Son
10. Commotion
11. The Midnight Special
12. Night Time Is The Right Time
13. Down On The Corner
14. Keep On Chooglin'

Nenhum comentário:

Postar um comentário