terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Zohan - O Agente Bom de Corte" e "Minhas Adoráveis Ex-Namoradas"


É engraçado como o sexo é estereotipado de várias maneiras em diversos filmes de Hollywood. Hoje, vou tomar como exemplo duas produções bastante diferentes: a comédia esdrúxula "Zohan - Um Agente Bom de Corte", de 2008, com direção de Dennis Dugan, e com a mão de Adam Sandler, como estrela e um dos produtores; e a comédia romântica "Minhas Adoráveis Ex-Namoradas", de 2009, do diretor Mark Waters, com Matthew McConaughey e Jennifer Garner.

Em "Zohan - Um Agente Bom de Corte", cujo título original é "You Don't Mess With The Zohan", Adam Sandler faz um agente antiterrorista super poderoso de Israel que sonha em ser cabeleireiro. A questão é que o personagem principal não demonstra o menor respeito pelas mulheres, falando de sexo de forma grosseira a todo o momento. Aliás, essa questão, que nem está na sinopse do filme, não agrega nada à história e tenta somente conseguir mais algumas piadas.

Em "Minhas Adoráveis Ex-Namoradas", originalmente "The Ghosts Of Girlfriends Past", o sexo surge no personagem principal como uma válvula de escape para seus problemas. O rapaz é um garanhão, mas no fundo só tenta se esquecer de um coração partido. Isso nota-se no começo da produção e o final não se torna segredo nenhum. Desfecho, aliás, que é entregue logo no início para qualquer um que tenha um mínimo de inteligência.

Então, percebe-se que há formas diferentes de tratar o assunto. Em "Zohan", ele é totalmente descartável, nos dois sentidos. Tanto no próprio enredo, em que o sexo é supervalorizado, de forma até ignorante; quanto numa visão mais global em relação ao seu real significado dentro da trama.

Já em "Minhas Adoráveis...", ele faz parte da história de forma inteligente. Está certo que essa comédia romântica não é das melhores, mas cumpre bem o seu papel em deixar as mulheres satisfeitas com relação ao amor. Podemos dizer que esse filme até é "alugável", enquanto que "Zohan" não merece nem a perda de tempo.



Dados dos filmes

"Zohan - Um Agente Bom de Corte"
título original: You Don't Mess with the Zohan
gênero: Comédia
duração: 1h53min
ano de lançamento: 2008
direção: Dennis Dugan
produção: Jack Giarraputo e Adam Sandler
atores: Adam Sandler, John Turturro, Rob Schneider, Dave Matthews, Chris Rock, Mariah Carey

"Minhas Adoráveis Ex-Namoradas"
título original: Ghosts of Girlfriends Past
gênero: Comédia Romântica
duração: 1h40min
ano de lançamento: 2009
direção: Mark Waters
produção: Brad Epstein e Jonathan Shestack
atores: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Michael Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário