sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Led Zeppelin - "Physical Graffiti"


Após a gritaria dos primeiros discos e a euforia do super badalado álbum de 1971, que tem "Stairway to Heaven", e ainda a continuação disso em "Houses Of The Holy", de 1973, o Led Zeppelin surgiu com um som mais maduro. Em, "Physical Graffiti", de 1975, a banda demonstra coesão e controle no que quer tocar. As músicas são bem trabalhadas e o guitarrista Jimmy Page guardou suas pirações na guitarra para os shows.

O quinto álbum dos ingleses é duplo inclusive em sua versão em CD. Interessante notar que além das músicas inéditas, como "In The Light", o Led Zeppelin inclui canções mais antigas, como "The Rover", e até que já estiveram em outros discos como "Houses Of The Holy".

O grande destaque do álbum é a épica "Kashmir". Com seus mais de oito minutos de duração, a canção é grandiosa em sua sonoridade, com direito a orquestra e tudo. "Kashmir" serviu para Puff Daddy criar a sua "Come With Me" para a trilha sonora do filme Godzilla, de 1998.

"In My Time Of Dying" é outra das principais faixas do disco duplo com 11 minutos. "Trampled Under Foot" mostra uma outra sonoridade do grupo composto à época por Robert Plant, vocal; Jimmy Page, guitarra; John Paul Jones, baixo e teclado; e John Bonham, bateria.

Especialmente no segundo disco, o Led Zeppelin experimenta novas sonoridades. Chega perto da country music em "Down By The Seaside". Faz um trabalho instrumental em "Bron-Yr-Aur".

Uma diferença clara no som é que o vocalista parou de gritar tanto quanto nos sucessos passados. É bem possível que suas cordas vocais já demonstrassem sinais de cansaço. Hoje, em 2009, Robert Plant mal consegue alcançar as mesmas notas.

Dados do álbum

Banda: Led Zeppelin
Nome: Physical Graffiti
Ano: 1975
Produtor: Jimmy Page

Músicas

Disco 1
1. Custard Pie
2. The Rover
3. In My Time Of Dying
4. Houses Of The Holy
5. Trampled Under Foot
6. Kashmir

Disco 2
1. In The Light
2. Bron-Yr-Aur
3. Down By The Seaside
4. Ten Years Gone
5. Night Flight
6. The Wanton Song
7. Boogie With Stu
8. Black Country Woman
9. Sick Again

Nenhum comentário:

Postar um comentário