terça-feira, 6 de outubro de 2009

Linkin Park - "Minutes to Midnight"


É inegável que em "Minutes to Midnight", de 2007, o Linkin Park está mais pop do que nunca. Ok, o disco ao lado de Jay-Z, chamado "Collision Course", de 2004, também tem um forte tempero popular, mas certas faixas de "Minutes...", como "Leave Out All The Rest" e "Shadow Of The Day", nunca fariam parte do set list da banda que lançou "Hybrid Theory", 2000; e "Meteora", 2003. O grupo é formado por Chester Bennington, vocal e guitarra; Mike Shinoda, vocal, guitarra e piano; Brad Delson, guitarra; Dave Farrel, baixo; Rob Bourdon, bateria; e Joe Hahn, DJ.

Fica visível que alguma coisa mudou. Nesse caso, acredito que essa sonoridade tenha o dedo do produtor Rick Rubin, que já trabalhou com artistas tão díspares quanto LL Cool J, Beastie Boys, Slayer, Red Hot Chili Peppers, Johnny Cash, System Of A Down, Sheryl Crow, Shakira, Audioslave, Justin Timberlake, Metallica, Weezer e Bob Dylan.

Em "Bleed It Out", parece que a banda e o produtor tentaram ser dançantes até com direito a palmas no ritmo da bateria... Não é necessariamente ruim, mas fica estranho por ser o Linkin Park, principalmente considerando antigos sucessos como "Crawling", de "Hybrid Theory", e "Numb", de "Meteora".

Aliás, isso faz me lembrar de outra grande diferença no som. O vocalista Chester Bennington não se rasga tanto ao soltar a voz quanto antes. Nesse caso, acredito que isso é uma forma de ele se manter e proteger. Ainda mais quando você vê como ficou ruim para alguns cantores que antes se esgoelavam, como Robert Plant, do Led Zeppelin. Hoje, ele não alcança mais as mesmas notas.

O single "What I've Done" demonstra exatamente aquilo que o Linkin Park queria mostrar. Algo do gênero: "Mudamos! Percebam como nossa música está diferente. Mas, não está tão diferente assim. Ainda temos as guitarras distorcidas e algo de pesado". Visualmente o videoclipe da faixa e a capa de "Minutes to Midnight" abusam do branco, cor praticamente inexistente para a banda até então.

A conclusão que se pode tirar é que realmente o Linkin Park está em um novo momento. Apesar de alguns lampejos de antigamente, como em "No More Sorrow", as músicas calmas também já aparecem, como "In Between". E existem meios termos como "Valentine's Day". O disco "Minutes to Midnight" não é ruim, mas também não supera "Hybrid Theory".

Dados do álbum

Banda: Linkin Park
Nome: Minutes to Midnight
Ano: 2007
Produtores: Rick Rubin e Mike Shinoda

Músicas
1. Wake
2. Given Up
3. Leave Out All The Rest
4. Bleed It Out
5. Shadow Of The Day
6. What I've Done
7. Hands Held High
8. No More Sorrow
9. Valentine's Day
10. In Between
11. In Pieces
12. The Little Things Give You Away

Nenhum comentário:

Postar um comentário