quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Seu Jorge - "The Life Aquatic Studio Sessions"


Seu Jorge é um cantor brasileiro que tem contato com grandes astros de Hollywood. Isso se deve em grande parte por seu trabalho na produção nacional "Cidade de Deus", de 2002, do diretor Fernando Meirelles, com seu papel Mané Galinha. Desta forma, em 2004, ele foi parar na produção "Vida Marinha com Stevie Zissou", originalmente "The Life Aquatic with Steve Zissou", do diretor Wes Anderson, ao lado de estrelas como Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett e Willem Dafoe. No filme, seu personagem tinha o curioso nome de Pelé dos Santos e aparecia várias vezes tocando violão.

Bill Murray e Willem Dafoe, inclusive, participaram do clipe de "Tive Razão", do segundo disco "Cru", lançado em 2004. Desta forma, muito bem acompanhado, Seu Jorge gravou "The Life Aquatic Studio Sessions" com versões em português para canções de David Bowie. Apenas a última faixa, "Team Zissou", é uma composição pura do brasileiro.

O disco, que funciona, como uma trilha sonora do filme, inclui versões para sucessos como "Life On Mars?", "Ziggy Stardust", "Rebel Rebel" e "Rock N' Roll Suicide". Tem espaço até para a criação da banda gaúcha de pop-rock Nenhum de Nós em cima de "Starman", que ficou "Astronauta de Prata". Só que nos créditos, aparecem somente os títulos originais.

As músicas são todas tocadas em voz e violão somente por Seu Jorge. O que monta um excelente disco relax. Assim como já o era "Cru". Interessante que entre os agradecimentos, a parte de "Special thanks to" tem vários nomes, incluindo aí o próprio David Bowie, e no local "Seu Jorge thanks" há somente uma citação: Nenhum de Nós.

Enquanto que o filme é de 2004, a coletânea "The Life Aquatic Studio Sessions" saiu somente no ano seguinte. No encarte, David Bowie faz a seguinte citação: "Caso Seu Jorge não tivesse gravado minhas canções em versão acústica em português, eu nunca teria ouvido esse novo nível de beleza que ele impregnou nelas".

Dados do Álbum

Cantor: Seu Jorge
Nome: The Life Aquatic Studio Sessions
Ano: 2005
Produtores: Wes Anderson e Randall Poster

Músicas
1. Rebel Rebel
2. Life on Mars?
3. Starman
4. Ziggy Stardust
5. Lady Stardust
6. Changes
7. Oh! You Pretty Things
8. Rock N' Roll Suicide
9. Suffragette City
10. Five Years
11. Queen Bitch
12. When I Live My Dream
13. Quicksand
14. Team Zissou

Nenhum comentário:

Postar um comentário